A médica pediatria e sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, morta, ontem (12), num terremoto no Haiti, foi a paraninfa geral dos formandos da Universidade Estadual de Maringá em fevereiro de 2008. A cerimônia ocorreu no dias 1º e 2 daquele mês, no ginásio de esportes Chico Neto, quando foram realizadas as solenidades de colação de grau de 32 cursos do câmpus-sede.

Termina, na próxima segunda-feira (18), o prazo de pré-inscrições ao Cursinho Pré-Vestibular da UEM para o primeiro semestre deste ano. O Cursinho oferece cotas raciais para índios e afrodescendentes e também para pessoas com necessidades educativas especiais no campo visual. No primeiro caso, são destinadas 20% das vagas e, no segundo, 5%. O Cursinho é um dos primeiros a oferecer apostilas em braile. Os interessados podem se inscrever pelo site www.cursinho.uem.br.

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) vai receber da Companhia Paranaense de Energia (Copel) cerca de R$ 310 mil para custear projetos de modernização e melhoria de equipamentos e sistemas elétricos. Com a contrapartida do HUM, o investimento no hospital da UEM será de R$ 324.681,00.

A UEM inicia, no dia 25 deste mês, as matrículas para os diversos cursos de artes oferecidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Diretoria de Cultura (DCU)/Divisão de Artes Plásticas e Cênicas. O prazo terminará no dia 10 de fevereiro. Os interessados deverão comparecer ao bloco A-34, câmpus universitário, prédio da PEC.

Desde o final de 2009, novos técnicos em agropecuária formados pela Universidade Estadual de Maringá estão aptos a disputar vagas no mercado de trabalho. Numa cerimônia concorrida, realizada no último dia 22 de dezembro, na cidade de Diamante do Norte, o Colégio Agrícola entregou o certificado de conclusão de curso para 51 formandos.

Encerra-se, nesta sexta-feira (8), o prazo para que sejam protocolados, na UEM, os pedidos de transferência de alunos vindos de outras instituições de ensino superior. No total foram abertas 827 vagas distribuídas em diferentes cursos de graduação, inclusive nos cursos a distância. São vagas ociosas, remanescentes a partir do cancelamento do registro acadêmico de alunos nos diferentes cursos de graduação.

A Universidade Estadual de Maringá comemora, em 2010, seu 40º aniversário. O governador Paulo Pimentel assinou, no dia 28 de janeiro de 1970, o decreto-lei de sua criação. A Universidade é fruto de uma mobilização da comunidade maringaense e da região. Em1968, o governador Pimentel nomeou uma comissão com a tarefa de analisar as condições para a criação de universidades públicas estaduais no Paraná. A UEM, em conjunto com a UEPG e a UEL, são instituições universitárias concebidas em um contexto histórico em que a população do interior do estado do Paraná reivindicava a descentralização da oferta de vagas universitárias, até então sob exclusiva oferta na capital, e em que o modelo de desenvolvimento regional passava a demandar profissionais com qualificação em nível superior.

Termina, nesta quarta-feira (6), na UEM, o prazo de inscrição para o concurso de professores. Conforme o edital, serão oferecidas cerca de 80 vagas para professores em diferentes áreas do conhecimento. Se for fazer a inscrição pessoalmente, o interessado deverá procurar o Protocolo Geral da Universidade, das 7h40 às 11 horas e das 13h30 às 16h30. Não serão recebidas inscrições entre 24 e 31 de dezembro, período de recesso da Universidade.

uem tv