Governança Corporativa é tônica de evento na UEM

A Universidade Estadual de Maringá inicia, na segunda-feira (28), as inscrições para o Processo de Avaliação Seriada (PAS), uma forma alternativa de ingresso aos cursos de graduação da Instituição. Por esse processo, o aluno matriculado na primeira série do ensino médio que desejar participar do PAS realiza uma prova ao final de cada uma das séries do ensino médio. A pontuação acumulada pode classificá-lo a uma vaga na UEM. Todo estudante regularmente matriculado na primeira série do ensino médio, a partir de 2009, poderá participar do processo de avaliação que se completa ao final de três anos de provas.
Com cerca de 8 mil participantes, a edição 2009 da Mostra de Profissões da UEM (Universidade Estadual de Maringá) atendeu as expectativas dos organizadores. “Superamos os números do ano passado, quando reunimos 5 mil pessoas”, atesta a professora Bernadete Rocha Loures, coordenara da Mostra. O aumento de visitantes ocorreu mesmo com a mudança do calendário nas escolas, decorrente dos casos de Gripe A.
A terceira edição do Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná estará voltada para o Ano da França no Brasil. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), terá a Universidade Estadual de Maringá como anfitriã e será realizado entre 7 a 9 de outubro. A expectativa é reunir 2.500 participantes.
A Universidade Estadual de Maringá leva 631 trabalhos ao 18º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic), que será realizado em Londrina, de 30 deste mês a 2 de outubro. Bolsistas de cinco programas voltados para iniciação científica vão apresentar a produção em forma de comunicação oral e painéis. São eles: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), Programa Integrado de Iniciação Científica (PIC), IC Balcão e IC Júnior (que conta com alunos do ensino médio).
O Departamento de Ciências Contábeis (DCC) da UEM realizará nos dias
A Economia Brasileira e a Crise Internacional são destaques na 24ª Semana do Economista da Universidade Estadual de Maringá, que começou ontem (22) e segue até sexta-feira. A abertura oficial ocorreu ontem (22), às 19h30, no Anfiteatro Ney Marques. Para a palestra de abertura foi convidado o professor Carlos Antônio Brandão, que proferiu a palestra sobre os impasses no processo de desenvolvimento do Brasil.
A solenidade de abertura do 1º Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos aplicados à Cartografia e da 28ª Semana da Geografia da UEM será realizada a hoje à noite (23), a partir das 19h30, no bloco C-67. As atividades começam com a apresentação da peça teatral Medidas contra a Violência, com o grupo TUM, da UEM. A professora Ruth Emilia Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina, profere a palestra de abertura. Falará sobre Representação, Comunicação e Visualização Cartográfica.
Cerca de 4 a 5 mil
pessoas deverão visitar, entre hoje e amanhã (23), a Mostra de Profissões da
UEM, que, neste ano, está na segunda edição. Aberta oficialmente pelo
vice-reitor Mário de Azevedo, a Mostra é um espaço para que os estudantes do
ensino médio possam ter informações sobre os 48 cursos de graduação da
Universidade, de modo a facilitar a escolha deles no momento de ingressar no
ensino superior.
A Economia Brasileira e a Crise Internacional serão destaques na 24ª Semana do Economista da Universidade Estadual de Maringá, que começa hoje (22) e segue até sexta-feira. Para discutir este assunto, os organizadores convidaram três palestrantes de renome. Na abertura do evento, dia 22, às 19h30, no Anfiteatro Ney Marques, o professor Carlos Antônio Brandão debate os impasses no processo de desenvolvimento do Brasil.
Ocorreu hoje (21), por volta das 10 horas, à abertura oficial do XI Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e a XXIV Semana da Biologia. Estiveram presentes na cerimônia o reitor da UEM, Décio Sperandio, a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, a diretora do Centro de Ciências Biológicas, Kathia Mathias Mourão, a chefe do Departamento de Biologia, Izabel de Fátima Andrian e o coordenador dos eventos, professor Celso João Rubin Filho.
Hoje (21), é o último dia de inscrição para o Vestibular de Verão 2009 da UEM. São 1.582 vagas distribuídas em 48 cursos de graduação. Dessas, 311 são reservadas para o Sistema de Cotas Sociais, destinado a alunos que realizaram seus estudos integralmente no ensino público e que possuem renda per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo nacional.
A UEM, por meio do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), promove a VII Semana da Criança Cidadã, de 29 deste mês a 1º de outubro, na Oficina de Teatro da UEM. A abertura está marcada para as 19h30, com o grupo Projeto Futuro Hoje, vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, mostra o Teatro de Bonecos. Além disso, está marcado lançamento do livro da PCA: Eu Brinco Também. A palestra de abertura, O Que é Ser Jovem na Atualidade Brasileira, será proferida por Magda Colao.
Começaram, hoje (21), com os minicursos, o 1º Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos aplicados à Cartografia e a 28ª Semana da Geografia da UEM. Os minicursos prosseguem até quarta-feira de manhã. A abertura oficial dos eventos mudou o local de realização. Será no dia 23 no anfiteatro do bloco C-67, às 19h30. As atividades começam com a apresentação da peça teatral Medidas contra a Violência, com o grupo TUM, da UEM. A professora Ruth Emilia Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina, profere a palestra de abertura. Falará sobre Representação, Comunicação e Visualização Cartográfica.
A UEM realiza a segunda edição da Mostra de Profissões nos dias 22 e 23 deste mês. Durante esse período, haverá atividades pedagógicas e expositivas relacionadas aos diferentes cursos oferecidos pela Universidade. Tudo sob um pavilhão coberto montado no estacionamento do Restaurante Universitário.