A Editora de Universidade Estadual de Maringá (Eduem) está com novos lançamentos, entre eles A Raia Divisória (volumes 2 e 3), de autoria do geógrafo Messias Modesto dos Passos.

O autor faz uma análise, sob a ótica da geografia global, do desenvolvimento regional do sudoeste paulista, sudeste sul matogrossense e noroeste paranaense.Três parcelas territorias que ele denomina de raias e que, em termos comparativos, a região paranaense se destaca como a única contemplada com uma concepção moderna de colonização.

Outro lançamento é o livro do historiador João Fábio Bertonha, Sobre a Direita: estudos sobre o fascismo, o nazismo e o integralismo. A obra compreende artigos e outros textos a respeito dos regimes totalitários, especialmente sobre o fascismo italiano, o nazismo alemão e o integralismo brasileiro, mas com pontes também para o fascismo dos países anglo-saxões e do Cone sul latino-americano.

Conteúdos Escolares: um debate histórico sobre temas transversais, de autoria de Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, também está entre os lançamentos anunciados pela Eduem. O livro traz uma coletânea de dados levantados em pesquisas sobre mortalidade de empresas, realizadas no Programa de Mestrado em Administração das Universidades Estaduais de Maringá e Londrina. O livro reúne estudos que mostram diferentes ângulos de análise do fenômeno, contemplando desde a relação com características pessoais do empreendedor e com peculiaridades da gestão, até explicações em situações específicas, constituídas por pequenas empresas inseridas no sistema Franchising e outras em incubadoras de empresas e ainda pela visão da situação por mulheres que empreenderam.

A Eduem também está publicando a segunda edição da obra do historiador Reginaldo Benedito Dias, Uma Universidade de Ponta-Cabeça: a ocupação da reitoria e a luta dos estudantes da UEM pela gratuidade do ensino e pela democratização da universidade . Enfocando o movimento estudantil no Paraná, emoldurado no cenário do ano 1984, o obra é um “estimulo às novas e velhas gerações na luta por suas utopias, com combatividade, mas sem perder a ternura e a alegria”.

Outras informações sobre os lançamentos estão na página da Editora (www.eduem.uem.br) ou pelo telefone (44) 3261-4527. As obras estão à venda na Livraria Universitária, Bloco F-5, no câmpus sede da UEM.