Tools

Cerca de 200 pessoas, entre alunos, professores e convidados, assistiram a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE), realizada no auditório do CCE. A professora Sandra Baptista Cunha, da Universidade Federal Fluminense, discutiu o tema Morfologia de Canais Urbanos, abrindo as comemorações de 10 anos do PGE.

Antes da aula, o coordenador do PGE, professor César Miranda Mendes lembrou que o evento falou das conquistas do curso de mestrado na última década.

“Contabilizamos a defesa de 153 dissertações e, brevemente, estaremos abrindo as inscrições para o curso de doutorado, que já foi aprovado pela Capes, em dezembro passado, e pelos Conselhos Superiores da UEM. Neste momento, a Comissão de Seleção está definindo os critérios de admissão dos alunos, para que possa ser confeccionado o folder e iniciado o processo de divulgação. A primeira turma deve estar formada no segundo semestre deste ano”, anunciou.

Em seguida, a professora Sandra destacou em sua palestra que é preciso dar maior importância ao planejamento urbano no que diz respeito ao gerenciamento dos rios que cruzam as cidades, para que sejam evitados alagamentos e prejuízos, como acontece frequentemente no Rio de Janeiro e São Paulo.