O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor João Carlos Gomes, visitou, nesta terça-feira (18), o reitor da UEM, Décio Sperandio. Gomes acaba de ser eleito presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Gomes veio à Maringá para integrar uma banca de avaliação para ascensão de professor adjunto a professor associado do departamento de Odontologia da UEM e foi recebido pela Reitoria. Durante a conversa com Sperandio, lembrou da criação da Abruem, em 1991, em Maringá, e de sua eleição por consenso para a presidência da Associação, realizada dia 14 deste mês, durante o 42º Fórum da Abruem, promovido pela Universidade Estadual do Piauí, em Teresina. João Carlos Gomes fica no cargo até 2010, tendo como vice o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, Antonio Joaquim Bastos da Silva. A posse da nova diretoria da Abruem está marcada para o dia 7 de maio, em Brasília.

A Abruem tem como objetivo abrir um espaço de encontro e discussão para os reitores das 46 universidades públicas brasileiras filiadas trocarem informações sobre temas prioritários para o Ensino Superior. Segundo Gomes, entre os desafios da Associação, atualmente, estão: “a conquista de investimentos federais para o custeio das instituições estaduais e municipais, que juntas têm 24% dos alunos matriculados em cursos de graduação no Paraná. Além disso, precisamos criar redes de pesquisa entre as universidades estaduais”, destacou.

O reitor da UEM parabenizou, mais uma vez, o presidente eleito da Abruem e lembrou que foi o primeiro vice-presidente da entidade, criada em outubro de 1991, por ocasião do XII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, realizado em Maringá. “Esta é uma prova da importância da UEM para a história da entidade e na luta pela melhoria do ensino superior público no Paraná”, concluiu Sperandio.