O Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM obteve a melhor colocação entre as instituições públicas de Maringá no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Sessenta alunos se inscreveram, mas 39 fizeram as provas. As médias na prova objetiva e redação + prova objetiva foram, respectivamente, de 60,44 e 59, 76. Com a correção de participação, as médias foram 59,99 e 59,46.

As médias nacionais foram de 44,015 (prova objetiva), 48,224 (redação e prova objetiva), 43,43 (prova objetiva com correção de participação) e 47,795 (redação e prova objetiva com correção de participação.

Segundo o diretor do CAP, Pedro Jorge de Freitas, a colocação do colégio é boa, mas pode ser melhorada. Nesse sentido, serão realizadas reuniões da direção com as coordenadoras pedagógicas e dos alunos com a Comissão Central do Vestibular Unificado. E desde o ano passado, está em processo uma reforma pedagógica profunda, que aborda desde a questão disciplinar até discussão com a Secretaria Estadual de Educação para fixação dos professores no colégio.

Freitas disse que está sendo feito um trabalho com os alunos para que participem tanto do Enem como do vestibular. Além disso, são oferecidas monitoria e salas de apoio para os alunos. Assim, os estudantes têm atividades de manhã e à tarde.

O CAP tem 870 alunos dos ensinos fundamental e médio, dos quais, 65 no terceiro ano do ensino médio.