Membros da comissão instituída para a criação e implementação da Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM, entregaram proposta ao reitor Décio Sperandio. O projeto, que será submetido ao COU, prevê a criação da Unati na forma de órgão suplementar, ligado à Reitoria.

O novo órgão desenvolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientando-se pelos princípios da transdisciplinariedade. Nesse sentido, além de buscar atender às pessoas da terceira idade por meio de cursos, oficinas e atividades culturais diversas, a Unati se propõe a ser um órgão aglutinador na formação de recursos humanos, em nível de graduação e pós-graduação, bem como de pesquisas em gerontologia e geriatria.

O projeto terá cinco eixos temáticos fundamentais: Artes e Cultura, que tem como foco levar cinema, música, teatro e dança aos idosos; Procedimentos Comunicativos, que visa discutir a grande mídia de forma crítica; Saúde Física e Mental, que contempla a oferta de atividades esportivas, de lazer e de consciência corporal; Direito e Cidadania, com vistas a divulgar o Estatuto do Idoso; e Meio Físico e Social, que tem o objetivo de promover vínculos que garantam a segurança necessária ao desenvolvimento da auto-imagem positiva e a autonomia dos participantes.

Todas as ações vão contar com a estrutura acadêmica já existente na UEM, mas o projeto entregue à Reitoria está acompanhado de um memorial para a construção de um prédio de 2 andares, com 851 m², que vai abrigar as atividades da Unati. O público beneficiado serão adultos maduros e idosos, que estejam com 55 anos ou mais, e aposentados de qualquer idade.

A comissão que desenvolveu o projeto da Unati é composta pela professora do Departamento de Psicologia (DPI), Marly Lamb; pelo professor do Departamento de Filosofia, Cláudio Stieltjes, respectivamente presidente e vice-presidente; além das professoras Sheila Regina de C. Martins, do DPI, e Regina Taam, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (ver foto).