Tools

Acordo estende atividades até 2011 Alunos de 5ª à 8ª série, do ensino médio e do supletivo internados no Hospital Universitário Regional de Maringá recebem acompanhamento escolar, permitindo-lhes a continuidade ao processo de escolarização, a inserção ou reinserção em seu ambiente escolar.

Eles são atendidos por meio do programa Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), da Secretaria de Educação do Paraná em convênio com a UEM. No ano passado, cerca de 60 estudantes passaram pelo programa. Nos três primeiros meses deste ano, já foram atendidas 35 pessoas.    

Para continuidade do Sareh no HU de Maringá, foi assinado, hoje de manhã (30), termo aditivo ao convênio, estendendo o prazo até março de 2011. Na ocasião, o reitor Décio Sperandio falou de sua satisfação com o somatório dos fatos envolvendo o programa e o desempenho do curso de Medicina da UEM, avaliado pelo MEC como o primeiro do Paraná e o 11º do Brasil.

Em cada uma das oito entidades conveniadas, há um pedagogo e três professores (das áreas humanas, exatas e comunicação), contratados pelo governo estadual, que são responsáveis por verificar os conteúdos em desenvolvimento nas escolas e repassá-los aos alunos internados.

  O superintendente do HU, José Carlos Amador, lembrou que o embrião do programa foi no Hospital Universitário de Maringá. Disse que hoje ele serve de modelo para o Brasil e tem trazido um grande impacto, impedindo que crianças percam o ano letivo por falta de conteúdo. “O HU, mesmo com todas as dificuldades que passa, faz tudo que pode para manter as atividades”. Amador aproveitou a oportunidade e solicitou computadores, impressora e televisão para atender o programa.

  A coordenadora do Sareh, Mônica Caetano da Silva, repassou os agradecimentos da Seed para a UEM e informou sobre as reuniões técnicas e formação continuada dos professores. Disse que o Sareh, inédito no país, tem despertado a atenção de outros países. A idealizadora do programa e assessora da Superintendência da Seed, Cíntia de Menezes, apresentará o programa no Congresso de Atendimento Educacional Hospitalar, em Finlândia. Ângela Ramalho Xavier, pedagoga do Sareh no HU, informou que o programa também despertou a atenção da comitiva alemã que esteve no HU recentemente.

  Também participaram da solenidade de assinatura do acordo Berenice Belizza Vier, representante do programa no HU; Ely de Campos, representante da Educação Continuada do HU; Adelaide Colombari, chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá; e Benedita de Barros Belotti, representante do Sareh no NRE de Maringá.