A maioria dos candidatos ao Vestibular de Inverno da UEM tem menos de 20 anos (82,4%), é do sexo feminino (54,6%), é solteira (96,6%), nasceu no Paraná (61.9%) e mora no Paraná (69,1%) e em residência própria (83,1%). Esses dados fazem parte do questionário socioeconômico divulgado hoje pela Comissão Central do Vestibular Unificado.

Do total, 39,7% estudaram integralmente em escola pública no ensino fundamental; 41% estudaram integralmente em escola particular no ensino fundamental; 9,5% estudaram a maior parte em escola pública no ensino fundamental; 9,7% estudaram a maior parte em escola particular no ensino fundamental; e 0,2% em escola comunitária. No ensino médio, 34,9% estudaram integralmente em escola pública; 54,1% estudaram integralmente em escola particular; 5,1% estudaram a maior parte em escola pública; 5,8% estudaram a maior parte em escola particular; e 0,2% em escola comunitária.

Quase metade dos inscritos termina o ensino médio este ano (48,2%) e nunca prestou vestibular (41,8%), a maioria estudou de manhã (79,4%) e não freqüentou curso pré-vestibular (52,8%). A maioria (61,4%) escolheu a UEM por ser pública, gratuita e de qualidade. Outros 17,2% responderam que o motivo foi o fato de a UEM possuir o melhor curso pretendido e 11,4% pelo fato de a Instituição ser pública e gratuita, satisfazendo as condições socioeconômicas da família. A maioria disse que escolheu o curso por considerar a profissão condizente com as suas aptidões (65,6%) e outros 17,9% por preparar para uma profissão com bom mercado de trabalho. A maioria soube do vestibular da UEM pelos colégios/cursinhos (55,3%).

As duas faixas de renda com mais candidatos são as entre três e cinco salários mínimos (26,6%) e entre cinco e dez salários mínimos (27,6%). A maioria não trabalha e depende dos familiares (77,7%). Das 363 pessoas com necessidades educacionais especiais ou deficiência, 271 possuem deficiência visual parcial, 43 deficiência auditiva, 25 outra deficiência, 20 deficiência física, três deficiência visual total e uma deficiência múltipla.

Recorde de inscritos

Este concurso registrou o recorde de 22.410 candidatos inscritos para o Vestibular de Inverno, disputando as 1.502 vagas oferecidas. As provas serão aplicadas de 6 a 8 de julho. Medicina, com 204,2 concorrentes por vaga, é o mais disputado. Dos inscritos, 17.192 farão as provas em Maringá e os demais 5.218 prestarão o concurso em Umuarama, Cianorte, Goioerê, Cidade Gaúcha, Apucarana, Campo Mourão e Paranavaí. As três últimas serão locais de provas pela primeira vez. O resultado será divulgado no dia 1º de agosto.

A partir deste concurso, não haverá questões discursivas. Haverá apenas questões objetivas e redação. E as questões objetivas deixam de ser de múltipla escolha e passam a ser de alternativas múltiplas, ou seja, somatórias.
O formato das provas foi modificado em dezembro de 2007. Outra mudança está na redação, que terá valoração inteira de zero a 120 pontos e que exigirá a elaboração de gêneros textuais (gêneros discursivos). Outras informações pelo site www.uem.br/vestibular, fone (44) 3261-4450.