O Instituto de Estudos Japoneses da UEM e o Museu da Bacia do Paraná realizam, de 17 a 27 deste mês, a Exposição Um Pouco dos 100 Anos da Imigração-Cultura Japonesa no Brasil. A solenidade de abertura está marcada para o dia 16, às 18h30.

Os visitantes poderão ver o Manekineko (gato da sorte), Daruma (boneco para pedidos), peças em origami, kiriê, shadô e hodô, utensílios trazidos pelos imigrantes, bonecas tradicionais e personagens de anime.

A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru em Santos, no dia 18 de junho de 1908. Os 781 primeiros imigrantes saíram do porto de Kobe em final de abril. As famílias foram distribuídas em seis fazendas paulistas e enfrentaram um duro período de adaptação. Em 28 de junho de 1910, o navio Ryojun Maru aportou em Santos com mais 906 trabalhadores. Em Maringá, os japoneses foram responsáveis por 48% da ocupação estrangeira, contribuindo com a formação sociocultural da região.

Segundo a professora Kiyomi Kimura Fugie, embora o Japão tenha enviado seus primeiros imigrantes em 1908, os primeiros japoneses a pisar em solo brasileiro foram quatro tripulantes do barco Wakamiya Maru que, em 1803, afundou na costa japonesa. Os náufragos foram salvos por um navio de guerra russo que os levou em sua viagem. No retorno, a embarcação aportou para conserto em Porto de Desterro (atual Florianópolis), onde ficou de 20 de dezembro de 1803 a 4 de fevereiro de 1804.

Outros japoneses estiveram de passagem pelo Brasil, mas a primeira visita oficial para se buscar um acordo diplomático e comercial ocorreu em 1880. Em 1895, Brasil e Japão assinaram o Tratado da Amizade, Comércio e Navegação. Esses e outros dados estão no site www.centenario2008.org.br.

Os grupos ou escolas interessados em agendar horário no Museu da Bacia do Paraná devem legar para 3261-4294. Para as visitas individuais, os horários são: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.