Tools

O Comitê de Aleitamento Materno de Maringá realiza, de 1º a 8 de agosto, em parceria com várias instituições, entre elas a UEM e o Hospital Universitário, a XIII Semana Maringaense da Amamentação e a XVII Semana Mundial da Amamentação.

A programação dos eventos, cujo tema será “Se o assunto é amamentar: apoio à mulher em primeiro lugar”, prevê atividades em vários locais da cidade. Embora as atividades comecem pela manhã, a abertura ocorrerá às 13h30, no Teatro Marista. Logo em seguida, será a apresentação da peça teatral, “1, 2, 3, já! Vamos apoiar!”  com o grupo de teatro Los Machos, de Ribeirão Preto. Depois, a pediatra Ana Júlia Colameo, de São Paulo, falará sobre A qualidade do apoio dos profissionais de saúde à mulher que amamenta.

Ainda no dia 1º, a partir das 8h30, no Cento Social Urbano (CSU), acontece o II Encontro das Vovós, onde ocorre um café da manhã, seguido da palestra: Apoio da vovó é fundamental na amamentação, com a fonoaudióloga, Cristiane Gomes. Às 10 horas, o grupo teatral Los Machos apresenta a peça citada acima. A atividade é para gestantes, mães e vovós, que receberão cartilha de orientação sobre o aleitamento materno.
No dia 7, às 8h30, no auditório da Sociedade Médica, a enfermeira Celina Valderez, de Porto Alegre, abordará os temas “A importância do trabalho em equipe na amamentação” e “A importância do apoio à mãe”. As inscrições para as palestras devem ser feitas na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3218-3112, com vagas limitadas.
De 4 a 8, serão distribuídas, aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares do município, as cartilhas: “Mãe Ingá ensinando a amamentar – aprenda brincando”, com visita da “ Mãe Ingá” às escolas.  Também haverá distribuição de folderes nas Unidades Básicas de Saúde e nas maternidades. Outras informações pelo telefone (44) 2101-9174 e pelo e-mail coamar@maringá.pr.gov.br.

uem tv