Os cursos de Medicina e Odontologia da UEM comemoram os 20 anos de existência com uma solenidade nesta sexta-feira (8), às 20 horas, no Teatro Calil Haddad. Na ocasião, serão homenageadas as pessoas que participaram e cooperaram para criação e implantação dos cursos. Está prevista também a apresentação musical de professores dos dois departamentos.

Como o Estado não se dispôs a assumir a implantação dos cursos em 1988, o custo para sua viabilização foi arcado pelo município. O curso de Medicina, reconhecido pelo MEC em 1995, ficou classificado entre os melhores do Brasil no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes deste ano. Recebeu a melhor pontuação no Paraná e ficou em 11º lugar em relação às demais faculdades brasileiras. O corpo docente é formado por 70% de doutores ou doutorandos. Oferece residência médica em Anestesiologia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina Intensiva de Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Pediatria, Psiquiatria, Reumatologia, todos reconhecidos.

O curso de Odontologia, reconhecido com louvor em 1994, também tem apresentado excelente desempenho. Foi premiado pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico; recebeu triplo”A” no antigo Provão do MEC; foi classificado com cinco estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril. O corpo docente é formado por 66% de doutores e 31% de mestres. Neste ano, foi implantado o mestrado em Odontologia. Além disso, são oferecidas a residência em Cirurgia e Traumatologia Buço-Maxilo-Facial e diversas especializações. A Clínica Odontológica realiza, em média, 30 mil procedimentos por ano para o SUS, atendendo a aproximadamente 6 mil pacientes de Maringá e região.