Sete dos nove cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) obtiveram conceito 4. Agronomia (câmpus-sede e Umuarama), Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, foram classificados como muito bons; Medicina Veterinária e Zootecnia alcançaram conceito 3.

Segundo a pró-reitora de Ensino, professora Ednéia Regina Roosi, explicou que o que foi divulgado foi o conceito preliminar dos cursos avaliados pelo Enade, em 2007. Esse conceito preliminar é passível de alteração e é composto pelo resultado de diferentes variáveis: os chamados Insumos, que reúnem notas sobre a infra-estrutura das instituições e pela avaliação do corpo docente (30%); pela nota dos alunos nas provas do Enade (40%); e pelo Indicador de Diferença entre Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que é a média entre as notas alcançadas pelos alunos ingressantes e concluintes (30%).

As provas do Enade são respondidas por um grupo de alunos ingressantes e outro grupo de alunos concluintes. O IDD é determinado pela média de conhecimento agregado entre os que estão entrando e deixando o curso. Essa média é calculada sobre o perfil dos alunos das diferentes instituições. Esse perfil leva em consideração a realidade socioeconômica dos alunos das diferentes IES. Por isso, se diz que indica o desempenho observado, a partir do esperado diante dos vários perfis de alunos.

“Para cada perfil se tem uma média neste índice”, completa a pró-reitora, que garante que “a UEM deve comemorar o resultado, já que quase todos os cursos avaliados demonstraram ótimo desempenho”, concluiu.