Os organizadores da 5ª Maratona de Revezamento contra o Tabagismo comemoram o número recorde de inscrições: duzentas equipes irão participar da prova, totalizando 1,6 mil atletas. Na última edição foram 148 equipes e 1.184 atletas. A competição, que já integra o calendário esportivo de Maringá, será realizada neste domingo, dia 24, com largada às 9 horas em frente ao paço municipal.

Às 8 horas, começará a interdição do trajeto da Maratona, onde o trânsito de veículos permanecerá impedido até às 13h30. As ruas que serão interditadas são as seguintes: Avenida Paraná entre as avenidas XV de Novembro e Tiradentes; Avenida XV de Novembro entre a Paraná e a Anchieta; Avenida Tiradentes entre a Paraná e Anchieta; Avenida São Paulo entre a XV de Novembro e a Tiradentes; e as ruas no entorno do Parque do Ingá (avenidas JK e Laguna), com interdição só da pista central.

Durante a competição, será feita uma homenagem o empresário Antonio Fermenton, falecido no início desse mês. Ele foi um grande incentivador da Maratona, tendo participado de todas as edições, desde 2004. Para homenageá-lo, a artista plástica Tânia Machado fará uma tela, na qual a comunidade poderá registrar suas mensagens ao ex-atleta. Quem quiser participar deve procurar a barraca de artes visuais, que será instalada na Praça Renato Celidônio, ao lado da Prefeitura.

A Maratona será disputada por equipes compostas por 8 atletas, que irão percorrer a distância de 42,1 mil metros na forma de revezamento. Cada atleta deve correr entre 5 e 6 quilômetros aproximadamente.

A competição é uma iniciativa da Universidade Estadual de Maringá, com apoio da Prefeitura e de diversas entidades. Outras informações no site www.maratonademaringa.uem.br ou fone 3261-4940.