O 10º Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e a 23º Semana da Biologia da UEM, que começaram ontem à noite (14), debatem questões ligadas ao Desenvolvimento Sustentável até sexta-feira (19). Durante a solenidade de abertura, a coordenadora dos eventos Maria Auxiliadora Gutierre destacou que eles são voltados para os alunos de graduação, mas que contam alunos de pós-graduação e profissionais. A diretora do Centro de Ciências Biológicas, Kathia Mourão, falou sobre a importância do biólogo para manter a sustentabilidade do ecossistema. A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, apresentou dados da UEM que mostram as conquistas da Universidade. Ressaltou também a importância de eventos como esses para a formação acadêmica.

Hoje às 19h30, no Bloco G-90, a professora Raquel Rejane Negrelle falará sobre Produtos Florestais não Madeiráveis: meios de vida sustentáveis e ecossistemas saudáveis. Destaque também para a palestra Aqua - Análise da Qualidade Ambiental, que será proferida na quarta-feira (17), às 20h30, no Bloco G-90, por Carlos Alberto Ferraresi De Giovann, engenheiro Químico, chefe da Reserva Biológica das Perobas – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ele deve abordar itens como monitoramento ambiental, determinação de agrotóxicos em unidade de conservação e monitoramento no Parque Nacional do Iguaçu.

No dia 18, às 8 horas, a pesquisadora Maria de Los Angeles Gasalla, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, fala sobre Pesca, Conservação e a Abordagem ecossistêmica. A proposta é discutir o impacto da pesca nos ecossistemas marinhos, evidenciando métodos e modelos disponíveis.

Várias outras palestras completam a programação dos eventos, que contam ainda com mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e oficinas. Uma das oficinas agendadas é A influência do Agrotóxico na Incidência de câncer, que será ministrada na segunda-feira, dia 15, às 19h30, por Betty Cristiane Kuhn, Patrícia Fabich Calegaro e Sandra Ludwig, da Faculdade União das Américas.

Outras informações sobre os eventos, que reúnem 500 participantes, pelo site www.dbi.uem.br/emabi2008/home.php, ou fone 3261-4312.