Décio Sperandio concentrou sua fala na integração da universidade com a comunidadeO tema Economia Solidária e o Desenvolvimento Sustentável Regional e Local: impasses e perspectivas está sendo debatido no II Seminário da Unitrabalho, desde ontem (23) até amanhã (25), na UEM. Durante a solenidade de abertura, o presidente da Copercentral, Agnaldo Germano da Silva, agradeceu a representação deles na mesa. A coordenadora do evento, Nanci Menegueti Garcia, explicou os objetivos do seminário, que são os de divulgar a atuação do núcleo local da Unitrabalho em empreendimentos de economia solidária e desenvolvimento sustentável regional e local para a comunidade acadêmica e sociedade, interagindo com as demais universidades do Brasil e atores comprometidos com o tema.

O coordenador do Núcleo da Incubadora da UEM, Márcio Mendes Rocha, deu as boas vindas aos presentes. A representante da Unitrabalho nacional, Nezilda Curti, destacou a importância da realização do evento e da rede de trabalho na UEM, além da importância do papel da universidade interagindo com a comunidade por meio da Incubadora.

O presidente da Fundação Araucária, Tarcísio Pires Trindade, reforçou o papel da universidade junto da sociedade e falou sobre os programas que o governo estadual tem lançado por meio da Universidade Sem Fronteiras e da Fundação Araucária. Destacou o edital Extensão Tecnológica, que visa a atender pequenos produtores urbanos e rurais dos municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Clóvis de Souza, também destacou o trabalho da Incubadora dentro da UEM e na região. O reitor Décio Sperandio concentrou sua fala na integração da universidade com a comunidade e na importância da extensão. Sperandio também agradeceu o empenho do governo estadual nos editais e apoio à UEM.

A mesa-redonda da abertura foi sobre Princípios e Plataformas de Economia Solidária: a organização social no Brasil e no Paraná, sob o comando de Adriana Bezerra (Centro de Formação em Cooperativismo) e Marica Campos Andrade (UEM), que concentraram a atenção na economia solidária e na importância do fórum de economia solidária na organização dessa própria economia.

Juntamente com o Núcleo/Incubadora Unitrabalho/UEM, realizam o evento o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). A Incubadora ainda conta com o seguinte apoio: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Fundação Araucária; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Instituto Maytenus; Sanepar; Siccob; Sescap e Pró-Resíduos/UEM. Outras informações pelo site www.unitrabalho.uem.br.