Mário de Avezedo: crescimento da UEMAs Literaturas Americanas e os Mitos da Modernidade abriram o II Congresso Nacional de Linguagens em Interação ontem (7). O tema foi explorado pela A professora Zilá Bernd (UFRGS). Ela explicou que os mitos se repetem, citou, por exemplo, que autores de diversos países abordam o mito da Medéia de maneiras diferentes.

 

Durante a solenidade de abertura, Marciano Lopes e Silva, coordenador do evento, relatou que o Conali registrou cerca de 800 inscritos, tendo entre eles, participantes de várias locais do Brasil. O chefe do Departamento de Letras, Aécio Flávio de Carvalho, fez uma retrospectiva do evento, que é a continuação da tradicional Semana de Letras.

A vice-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Ismara Tasso, destacou a importância do evento para o curso de Letras. O vice-reitor Mário de Azevedo falou sobre o desempenho da UEM nos rankings nacionais, inclusive, citou que a Instituição ocupa a primeira posição no Paraná na avaliação do MEC. Apontou também o crescimento da UEM e a importância da cidadania.

O evento discute, até sexta-feira (10), o ensino de língua e literatura. A programação tem simpósios, mesas-redondas, palestras, minicursos, painéis, mostra de cinema e apresentação cultural. As atividades são desenvolvidas em vários locais da UEM. Além disso, está sendo realizada a Feira do Livro do Conali, no estacionamento ao lado do Restaurante Universitário.

O Conali é promovido pelo Departamento de Letras. Outras informações pelo site www.dle.uem.br/conali.