O reitor da UEM, Décio Sperandio, recebeu, ontem à noite (20), em Brasília, o Prêmio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Mérito Institucional/Destaque do Ano na Iniciação Científica. É que a Universidade Estadual de Maringá apresentou o maior índice de egressos titulados na pós-graduação. Na foto, o reitor segura o prêmio entregue pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

A entrega ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Também esteve presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Nilson Evelázio de Souza.

“O prêmio serve de estímulo, mas também aumenta a responsabilidade”, disse o reitor, destacando que a importância da premiação está no fato de a avaliação ter sido feita com base nos indicadores do CNPq e sem interferências externas.

Segundo Souza, para o prêmio deste ano, foram levantados dados de ex-bolsistas do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) que receberam mensalidade no período de 1994 a 2004 e, destes, identificados os que se titularam na pós-graduação de 1996 a 2006. Desta comparação, resultou o número de egressos titulados por instituição.

A UEM teve 1.395 ex-bolsistas de Pibic de 1994 a 2004 e, destes, 535 se titularam na pós-graduação de 1996 a 2006. Souza explica que foram utilizadas as médias anuais ponderadas de titulação do Pibic para obter o número esperado de titulados em cada uma das 176 instituições com egressos. “Com base nessa média, era esperada a titulação de 373 ex-bolsistas da UEM no período e a UEM obteve uma variação de 143%. Todas as instituições acima de 100% concorreram ao prêmio, sendo que apenas uma é agraciada”.

O prêmio é um reconhecimento aos trabalhos de destaque entre os bolsistas de iniciação científica do CNPq e as instituições participantes do Pibic que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa.