A Universidade Estadual de Maringá está promovendo a II Semana Afro-Brasileira, até 21 deste mês. Na programação, diversas atividades: concurso de fotografias, exposições de fotos e dos 100 anos da umbanda, curso de extensão Relações Raciais no Brasil, apresentação de grupos, mostra de cinema e programação especial na Rádio UEM-FM.

O concurso de fotografias A Presença Negra na UEM aceita inscrições de trabalhos até terça-feira (18), pelo site www.pec.uem.br. As fotografias selecionadas serão expostas na Biblioteca Central da UEM, de 19 a 21. A exposição 100 Anos da Umbanda pode ser vista na Biblioteca Central até hoje (14).

Dentro do curso, serão abordados os seguintes temas: Gênero e Relações Sociais; Conceitos Científicos para Entender as Relações Sociais no Brasil; Inclusão do Negro na Universidade e no Mercado de Trabalho e Lei 10.639 – História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; Arte e Religiões Afro-Brasileiras; Educação para as Relações Étnico Raciais.

As apresentações dos grupos serão no Sinteemar de 17 a 20 deste mês, a partir das 19h30; e no dia 21, no Anfiteatro Ney Marques. Vão se apresentar o Kundun Bale, o Dedo de Moça, o Batuke Novo e o Fogança. Dentro da mostra de cinema, serão realizados o Festival Spike Lee nos dias 18 e 19, às 16 e às 19 horas, e a Maratona Afro-Brasileira, no dia 20, às 14, às 16 e às 18h30, no auditório da Fadec.

Os eventos são realizados pelo Programa Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab) e pelo Departamento de Ciências Sociais. Outras informações pelo fone 3261-4288 ou site www.dcs.uem.br.