A Universidade Estadual de Maringá terá uma antena RBCM para posicionamento topográfico no câmpus universitário, a pedido do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aparelho está sendo instalado na Prefeitura do Câmpus nesta semana. Ele vai permitir o recebimento de sinais da constelação de satélites de GPS e transmitir as informações de localização geográfica desse ponto específico para a rede do Sistema Geodésico Brasileiro.

Segundo o professor Edvard Elias de Souza Filho, existem 80 aparelhos semelhantes em todo o País. Em Maringá, há apenas um, mas de uma empresa privada. Os dados geodésicos, como coordenadas geodésicas e altitudes com alta precisão do local onde o aparelho está sendo instalado, estarão disponíveis a partir de janeiro no site do Incra, pois o aparelho precisa passar por um período de calibração. A leitura dessas informações é pontual, mas atenderá os usuários que estiverem trabalhando com localização por GPS em um raio de 250 Km.

A importância do aparelho é que ele permite a correção dos dados coletados por GPS, aumentando consideravelmente a precisão de suas medidas, favorecendo os usuários que trabalham com cadastro rural, cadastro urbano, o posicionamento absoluto das obras públicas, além de fornecer subsídios para pesquisadores.