O governo do Paraná lançou, ontem (10), em nível estadual, uma campanha com o objetivo de estimular a doação de sangue entre os fiéis da igreja evangélica Assembléia de Deus, em Maringá. Idealizadora da campanha, a Secretaria Especial para Coordenação de Projetos Sociais (Seps) aproveitou um evento, iniciado na segunda-feira, reunindo centenas de pastores da igreja de todo o Estado, para lançar a campanha. A 48ª Cieadep (Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Estado do Paraná)  termina hoje (11).

Com a campanha, a idéia é que os pastores estimulem os fiéis a formarem grupos e definirem agendas para fazer a doação de sangue. Para tanto, o governo estadual, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), vai colocar à disposição dos interessados toda a estrutura do Hemepar, uma rede que congrega 24 centros de coleta de sangue no Estado, incluindo o Hemocentro Regional da Universidade Estadual de Maringá.

A parceria entre o governo, por meio da Seps, Sesa (Hemepar) e da comunidade evangélica Assembléia de Deus foi formalizada por meio de um protocolo assinado pelo vice-governador Orlando Pessuti; o secretário para a Coordenação de Projetos Sociais, Nivaldo Maldonado Gonçalves; e pelo secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Segundo Maldonado, membro da Assembléia de Deus, o governo vai estender a campanha a outras igrejas cristãs, de forma a “criar uma cultura de doadores de sangue”.

Para Martin, a idéia de lançar a campanha foi “fantástica”, porque a expectativa é ter, em pouco tempo, um aumento do contingente de doadores de sangue praticando o que ele chama de “um ato de amor ao próximo”.

O chefe de Gabinete do governador Roberto Requião, Vanderlei Iensen, outro fiel da igreja, e o pastor Ival Theodoro da Silva, presidente da 48ª Cieadep, também participaram da solenidade, além do chefe da 15ª Regional de Saúde, Antônio Carlos Pupulin; do superintendente do hospital universitário, José Carlos Amador; e da diretora do Hemocentro Regional de Maringá, Silvia Tintori.

A Assembléia de Deus, presidida na região metropolitana de Maringá pelo pastor Robson Brito, tem, apenas na cidade, cerca de 80 igrejas, e reúne, no Estado, em torno de 450 mil membros adultos.