A partir de 2009, a Universidade Estadual de Maringá adota uma forma alternativa de seleção dos seus futuros estudantes de graduação através do Processo de Avaliação Seriada (PAS), que é aberto a todo aluno regularmente matriculado na primeira série do ensino médio. Uma vez inscrito no Processo, o aluno será submetido a uma prova ao final de cada uma das três séries do ensino. A pontuação acumulada nessas provas poderá classificá-lo a uma vaga na UEM, sem que ele precise realizar o concurso vestibular tradicional.

Para o reitor da UEM, professor Décio Sperandio, a grande vantagem do PAS é que ela democratiza o acesso à universidade e melhora o ensino como um todo. “O fato de o ingresso na graduação estar presente desde o início do ensino médio, contribui para que o aluno aproveite melhor o curso inteiro, sem aquela angústia do tudo ou nada do vestibular”, destaca Sperandio.

Vinte por cento das vagas ofertadas em cada curso serão preenchidas por meio deste sistema, mas para isso é necessário que a escola e os alunos interessados façam a adesão o Processo através do preenchimento de um cadastro via internet. O site é www.pas.uem.br. Escolas públicas e particulares podem se cadastrar e uma vez feito o cadastro alunos e escolas terão acesso a informações específicas, tais como programas e datas das provas. Vale reforçar que só poderão se inscrever alunos que iniciarem o ensino médio a partir de 2009.

A avaliação seriada seguirá praticamente o mesmo formato do vestibular, com igual rigor, garantindo a qualidade na seleção dos futuros acadêmicos. Um detalhe importante é que o resultado de cada avaliação anual estará disponível tanto para o candidato quanto para a escola cadastrada. “Isso é bom porque em caso de baixo desempenho na primeira etapa do processo, ainda é possível corrigir as falhas e melhorar na fase seguinte”, avalia a pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi.

Ela explica também que a opção pelo curso se dará apenas na terceira série do ensino médio e que o aluno inscrito no PAS poderá concorrer a uma vaga na UEM pelo vestibular tradicional se assim o quiser.

A pró-reitora de Ensino também destaca que as ações do PAS são amplas e não se reduzem a aplicação das provas. Essas ações incluem a aproximação entre a Universidade e o ensino básico, com a organização de visitas, realização de mostras e palestras. Tudo com o objetivo de orientar os alunos para que eles conheçam melhor os cursos oferecidos, ajudando-os na escolha da futura profissão.

Para outras informações ligue 44 3261-4450 ou envie e-mail para pas-uem@uem.br.