O Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá aceitará as inscrições de 1º a 22 de abril de 2009 pelo site www.vestibular.uem.br. As provas serão realizadas de 12 a 14 de julho. O resultado será divulgado no dia 6 de agosto. A partir deste vestibular, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, de Engenharia Química e de Zootecnia adotam a prova de conhecimentos específicos. O primeiro vai exigir conteúdos de Artes e Matemática; o segundo, de Matemática e Química; e o terceiro, de Biologia e Matemática. Outra novidade é que a UEM também implanta o Sistema de Cotas Sociais a partir deste concurso, reservando 20% das vagas para os candidatos que optarem por esse sistema.

Já estão definidas também as datas para o Vestibular de Verão 2009. As inscrições serão de 1º a 21 de setembro e as provas de 13 a 15 de dezembro. Alunos da primeira séria do ensino médio podem se inscrever no Programa de Avaliação Seriada de 28 de setembro a 14 de outubro. Os inscritos farão as provas no dia 29 de novembro. O PAS não substitui o vestibular tradicional. É mais uma forma de acesso aos cursos de graduação, em que o aluno presta exame ao final de cada uma das séries do Ensino Médio.

O PAS oferecerá provas em três etapas: uma ao final de cada série do ensino médio, com o conteúdo de cada ano cursado. Desse modo, ao final do terceiro ano do ensino médio, o aluno terá passado pelas três avaliações e, conforme o seu desempenho, terá alcançado uma vaga na Universidade dentre 20% das vagas destinadas para essa modalidade de ingresso.