Um trabalho desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Pertinho da Mamãe, da UEM, apresentado em congresso científico no Rio de Janeiro, fez com que as crianças atendidas pela creche ficassem mais informadas e conscientes sobre a dengue, uma doença típica do calor.

A conscientização é importante se for levado em consideração que é no verão, estação que se estende de dezembro a março, que ocorre a maioria dos casos de contaminação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O projeto de intervenção pedagógica Xô Dengue envolveu crianças de dois a cerca de quatro anos, propondo a conscientização por meio da ludicidade.

Diversas atividades realizadas no primeiro semestre, voltadas especificamente para a dengue, e no segundo semestre, direcionadas à preocupação com o meio ambiente, contribuíram para a conscientização das crianças.

Os alunos puderam ver o mascote preparado especialmente para a ocasião, visitaram laboratórios, onde observaram o Aedes aegyiti; cantaram músicas sobre o tema; ouviram estórias, viram placas educativas instaladas nos locais de brincadeiras, entre outras atividades.

O trabalho foi apresentado, em setembro, no Rio de Janeiro, durante o 8º Congresso Regional de Informação em Ciências de Saúde (CRICS – 8).