A UEM está elaborando Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Gerenciamento de Recursos Hídricos para 54 prefeituras integrantes de quatro associações de municípios do Paraná, entre elas a Amusep (Setentrião Paranaense), Amepar (Médio Paranapanema) e a Amunorpi (Norte Pioneiro).

Feito por meio de convênios, o trabalho é conduzido pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos, Radiológicos, Radioativos e Comuns (Pró-Resíduos). A equipe, composta por químico, engenheiro químico, agrônomo, geógrafo, geólogo, biólogo, farmacêutico e advogado, visita os municípios, realiza os diagnósticos do gerenciamento e elabora os planos.
Os planos apresentam soluções técnicas para cada corrente de resíduos gerados. Segundo Marlene Gobbi, coordenadora do Pró-Resíduos, a previsão é que os planos fiquem prontos em dois meses. Nesse meio tempo é feita a capacitação de agentes de cada município, etapa fundamental para o sucesso do projeto, uma vez que esses agentes funcionarão posteriormente como multiplicadores.
Os custos são bancados pelas prefeituras de acordo com o número de habitantes ou área territorial do município. De posse do documento, cada uma o entregará ao Instituto Ambiental do Paraná.

A coordenadora do Pró-Resíduos chama a atenção para o fato de que está terminando o prazo dado pelo governo estadual para que as prefeituras elaborem seus projetos de gerenciamento de recursos hídricos.

Segundo reportagem do jornal O Diário do Norte do Paraná, publicada no dia 11 de janeiro, apenas 3 das 13 prefeituras que integram a região metropolitana de Maringá haviam enviado, até há semana passada, o Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos para a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).

A apresentação dos planos municipais tem o objetivo de promover a gestão integrada das águas nas esferas municipal, estadual e federal, além de assegurar, às futuras gerações, a disponibilidade da água com qualidade adequada para o consumo.

Os planos irão identificar se existe a necessidade de implantação de programas para recuperação e conservação das águas e mostrar se as prefeituras possuem políticas e diretrizes de proteção dos recursos hídricos.

As informações reunidas nos planos municipais de gestão das águas vão auxiliar na construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que o governo do Estado prevê entregar até junho deste ano.

O promotor de Defesa do Meio Ambiente, Manoel Ilecir Heckert afirmou que a prefeitura que não elaborar o plano pode ter que responder a processo.

O prazo para a entrega do Plano, pelas prefeituras, já foi prorrogado duas vezes. Até o dia 9 de janeiro apenas 49 prefeituras do Paraná haviam entregue o projeto, o que  corresponde a 12% do total de 399 municípios do Estado. Maringá ainda não entregou seu plano para a Suderhsa.