Os membros do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT) reuniu-se em Curitiba na semana que antecedeu o Carnaval. Durante o encontro o governador Roberto Requião anunciou a aplicação R$ 124,6 milhões em projetos estratégicos e de interesse da sociedade (50%), em programas de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico da Fundação Araucária (30%) e em programas do Instituto de Tecnologia do Paraná/Tecpar (20%). Os recursos são do Fundo Paraná, gerenciado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Conselho o órgão responsável pela formulação da política estadual de desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. Ele é presidido pelo governador e integrado pela secretária Lygia Pupatto, da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, por representantes das comunidades empresarial, acadêmica, científica, tecnológica e trabalhadora do Paraná. O reitor da UEM, Décio Sperandio é o Representante da Comunidade Científica Paranaense. Segundo Sperandio, o orçamento de 2009 para ciência e tecnologia aumentou em relação ao do ano anterior, quando foi de cerca de R$ 90 milhões. O reitor destacou que parte dos recursos ajudarão a consolidar os programas que já estão em andamento, citando o programa Universidade Sem Fronteiras, no qual a UEM participa com 34 projetos diferentes.. São seis os programas estratégicos de governo para 2009: Programa de Ciência e Tecnologia em Saúde; Programa Estadual de Pecuária Leiteira; Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior do Paraná; Programa de Aquicultura e Pesca; Programa de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e Programa Universidade Sem Fronteiras. Os recursos para estes programas totalizam mais de R$ 62 milhões. A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico organiza seu plano de trabalho em três programas: fomento à produção científica e tecnológica; verticalização do ensino superior e formação de pesquisadores e estímulo à disseminação de ciência e tecnologia. Os programas do Tecpar que receberão recursos em 2009 são consolidação do Tecpar como centro de referência em desenvolvimento e produção de imunobiológicos e medicamentos com base em biotecnologia avançada; ciência, tecnologia e inovação em projetos de desenvolvimento tecnológico da economia paranaense.