Delazari, Sperandio, Machado e OliveiraA UEM realizou, na sexta-feira (6), a formatura da terceira turma de especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas, oferecida em conjunto com a Escola de Governo do Paraná. A solenidade foi conduzida pelo reitor Décio Sperandio, com a presença do secretário estadual da Segurança, Luiz Fernando Ferreira Delazari, que foi o paraninfo geral, e do comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Anselmo José de Oliveira, que foi o nome de turma.

Formandos e autoridades após a solenidade de formaturaO formando Carlos Henrique Cardozo elogiou o corpo docente, enfatizando a qualidade do curso e apontando a esperança de que outros cursos fossem oferecidos para complementar a formação recebida.

O paraninfo Delazari traçou uma análise da segurança do Paraná, informando indicadores e estatísticas da área. Comentou que, devido à mídia, um fato isolado ocorrido em uma área distante acaba sendo tratado como fato local, gerando comoções. Disse que é preciso estar preparado para trabalhar todas as situações. Destacou que nunca se investiu tanto na capacitação e formação global dos agentes de segurança e na educação pública. O secretário também fez um paralelo entre os programas sociais do governo, como Luz Fraterna, Leite para as Crianças e outros, com a segurança pública. Para ele, esses programas colaboram para a diminuição de delitos.

Sperandio abordou os indicadores da Universidade, que a colocam entre as melhores do País, e falou sobre a importância do curso, que encerrava a terceira turma. Informou sobre a intenção de se organizar um mestrado na mesma linha da especialização em conjunto com a Escola de Governo. Aproveitou e fez um convite para que os formandos se inscrevessem nele.

Receberam seus certificados 35 formandos, dos quais, 25 são da área de segurança pública do Estado (23 da Polícia Militar, um delegado e uma escrivã da Polícia Civil). A coordenadora do curso Hilka Pelizza Vier Machado foi a patronesse da turma.