Os dados do Isi Web ff Science mostram que a UEM aumentou em 40%, o número de artigos publicados em 2008, em relação ao total de 2007. Esses mesmos dados mostram que UEM publicou 36% mais artigos no ISI que a UEL, a segunda colocada das Estaduais. 

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEM, Nilson Evelázio de Souza, “esse aumento se deve ao maior aporte de recursos das agências de fomento para a pesquisa. Além disso, houve também um incremento nas bolsas de produtividade para os professores da nossa instituição. Isso reflete no aumento da produção científica da UEM e, em médio prazo, na elevação do padrão dos cursos de pós-graduação da Universidade. Certamente, obteremos conceitos maiores nas avaliações da Capes”.  

A UEM foi responsável por 46% das publicações de artigos no ISI das Universidades Estaduais, em 2008.  A tabela abaixo apresenta os números de artigos no ISI das Estaduais Paranaenses nos últimos nove anos, mostrando claramente a supremacia da UEM.  

Os gráficos abaixo mostram claramente a evolução das publicações e das citações dos artigos da UEM no ISI, em comparação com as outras IES do Paraná.