A Conseq - Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior da UEM – elaborou o Projeto Canecas que prevê a substituição dos copos descartáveis por canecas duráveis no Restaurante Universitário – RU.

A idéia do projeto surgiu no final de 2007 e alguns estudos sobre viabilidade, conscientização e implementação foram feitos no ano passado. O principal objetivo do Projeto é a redução de resíduos sólidos do restautante. Antes do projeto, eram gastos cerca de 1 milhão de copos descartáveis, que iam para o lixo junto com o material orgânico, sem um destino correto.

A implantação das canecas vai ajudar a reduzir o impacto ambiental, já que os copos provém do petróleo, fonte não renovável e quando dispostos em lixões abertos ou aterros sanitários demoram centenas de anos para se degradarem.

O reitor Décio Sperandio acatou a idéia e autorizou a implantação do projeto. A equipe da CONSEQ responsável pela elaboração e estudo do Projeto contou com a participação dos alunos: André L. V. da Silva, Juliane M. Gomes, Letícia Shimabuku, Luiz A. Junqueira Filho, Mariana Pagiatto, Sarah Ortiz e Vanessa D. Jorge, todos graduandos do curso de Engenharia Química.

Já foram adquiridas, através de licitação, 5300 canecas, ao custo unitário de R$ 1,47. O retorno financeiro virá dentro 6 meses e a economia anual prevista de R$17.000,00. Além do RU, os diversos setores da Universidade irão receber as canecas.