A UEM foi beneficiada com recursos para a viabilização de 29 publicações científicas. Os projetos foram contemplados pelo edital 015/2008, do Programa de Apoio a Publicações Científicas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A notícia coincide com o lançamento de vinte títulos editados ano passado pela Editora da UEM (Eduem), com recursos da Fundação.

O Programa de Apoio a Publicações Científicas destina-se a apoiar financeiramente a publicação de periódicos científicos (Modalidade A), em versão impressa ou eletrônica, e livros (Modalidade B), que exponham resultados de pesquisa e estudos, desenvolvidos e realizados em instituições paranaenses de ensino superior, de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

A UEM vai editar 11 revistas e 18 livros com os recursos do edital. Serão investidos cerca de R$ 300 mil. Boa parte das publicações conta com o envolvimento da Eduem.

O atual diretor da Editora é o professor Ivanor Nunes do Prado disse a chegada de recursos da Fundação proporciona a continuidade às publicações da UEM. “Ano passado, publicamos um número significativo de obras e revistas. Nesse edital, o aumento de recursos investidos é de mais de 70%. Isso se deve à organização dos coordenadores das revistas e o trabalho individual de pesquisa dos professores que acabam por incrementar a produção científica da UEM”, acrescentou.

Os projetos beneficiados estão listados no link http://www.fundacaoaraucaria.org.br/diretoria/atos2009/Ato012-2009.pdf. Nele há um aviso aos coordenadores da Modalidade B - “Livros” para que entrem em contato com a Fundação Araucária pelos e-mails projetos@fundacaoaraucaria.org.br, projetos2@fundacaoaraucaria.org.br ou ainda pelos fones (41) 3271-7419 / 3271-7456 (Setor de Projetos), para viabilizar a contratação dos recursos.

Lançamentos - Nesta sexta-feira, dia 27, a Eduem promove o lançamento das suas mais recentes publicações, muitas editadas com recursos de editais da Fundação Araucária. A solenidade será no segundo piso da nova ala da Biblioteca Central da UEM, com início às 19h30. O lançamento inclui 20 novos títulos, numa diversidade de temas e autores.

Na lista estão obras que retratam histórias, culturas e relações interculturais de populações indígenas, que debatem as políticas públicas educacionais, tratam de procedimentos defensivos no trânsito, discutem a aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com deficiência auditiva, entre outros. Também serão lançadas a Coleção Fundamentum de 2008 e edições das Revistas Acta Scientiarum de 2008.

Outras informações pelos fones 3261-4103 e 3261-4105.