A UEM implanta, já nesse Vestibular de Inverno, o Sistema de Cotas Sociais. Os candidatos que fizerem a opção por esse sistema vão concorrer a 20% das vagas previstas em cada curso e turno. As incrições para esse concurso começam nesta quarta-feira (1º), vão até 22 de abril e podem ser feitas no site www.vestibular.uem.br.

Neste vestibular estão sendo oferecidas 1.542 vagas, distribuídas entre 46 cursos de graduação. Pelo sistema de cotas sociais, foram reservadas 304 vagas para alunos do ensino público. A modalidade de acesso foi adotada após longa discussão, que levou em consideração a experiência de outras universidades do Brasil e até de outros países. Segundo o vice-reitor da UEM, Mario Luiz de Azevedo, “o sistema de cotas sociais no vestibular constitui uma política pública afirmativa e como tal visa amenizar o quadro de distorções entre as várias camadas sociais, possibilitando o acesso ao ensino público superior”.

Para optar pela modalidade o candidato, ao inscrever-se no vestibular da UEM, deve declarar, na ficha de inscrição, a sua opção pelo sistema. Para isso, deverá ter cursado integralmente o ensino fundamental e médio em uma instituição pública de ensino, ser proveniente de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo (nacional) e não ter concluído qualquer curso de graduação em nível superior. A documentação exigida deve ser fornecida  à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) no ato da matrícula.

As inscrições para o Vestibular de Inverno estarão abertas de 1º a 22 de abril pelo site www.vestibular.uem.br, e as provas serão realizadas de 12 a 14 de julho, em oito cidades: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí e Umuarama. A taxa de inscrição é de R$ 90,00. Outras informações pelo fone (44) 3261-4450.