O governador em exercício do Paraná, Orlando Pessuti, assinou, na segunda-feira (6), a ordem de serviço para a construção do bloco industrial do Hospital Universitário Regional de Maringá, orçada em quase R$ 4 milhões. Na solenidade, realizada nas proximidades do HU, Pessuti disse que o governo do Estado continuará investindo no ensino superior paranaense. Segundo ele, a construção do bloco industrial é mais uma prova de que o atual governo reconhece a importância da universidade.

O reitor Décio Sperandio ressaltou o investimento que o governo estadual tem feito nas instituições de ensino superior. Graças à ajuda do Estado em infraestrutura e em outras áreas, a UEM está, hoje, segundo Sperandio, com 60 mil metros quadrados de obras em andamento. O reitor esclareceu que a UEM vem cumprindo seu papel oferecendo ensino de qualidade, desenvolvendo pesquisa de ponta e, no caso do HU, garantindo atendimento digno aos pacientes.

O secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Martin, destacou a qualidade dos cursos da área de saúde na UEM. Sobre o hospital universitário, disse que “o fato concreto é que o cidadão não tem o atendimento negado”. E completou que se trata de um atendimento feito sem o comprometimento da qualidade.

O secretário estadual de Planejamento, Ênio Verri, chamou a atenção para a sensibilidade social do governador Roberto Requião e do vice Orlando Pessuti. Para o deputado estadual Doutor Batista, os dois governantes devem ser lembrados pela sensibilidade às causas humanas.

O deputado federal Ricardo Barros prometeu que, apesar do contingenciamento de verbas no orçamento da União, vai tentar aglutinar os deputados da bancada federal e elaborar uma emenda de bancada que possa garantir o término do hospital universitário da UEM.

O prefeito Silvio Barros insistiu que a crise não vai abalar a determinação dos governos estadual e municipal. De acordo com ele, em tempos difíceis como agora, a palavra-chave deve ser atitude. Licitado pelo governo estadual, o bloco industrial do HU deve ser construído em um ano e terá cerca de 3 mil metros quadrados. O bloco vai abrigar, entre outros setores, lavanderia, cozinha, almoxarifado, refeitório e farmácia.

A solenidade ainda reuniu, entre outras autoridades, o vice-reitor Mário de Azevedo; representantes do deputado estadual Luiz Nishimori e da Secretaria de Obras do Paraná; secretários municipais; vereadores; pró-reitores da UEM; diretores de centros; e diretores do HU.