A UEM dará início ao Programa de Formação Inicial (ProInício). O lançamento oficial será no dia 13, às 10 horas, na sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria. A idéia do Programa é oferecer ao aluno de graduação conhecimentos básicos que o ajudarão no dia-a-dia do curso. Com esse objetivo, inicialmente foram abertos cursos de Língua Portuguesa, Matemática e Informática.

Na prática, o ProInício começa já em abril com turmas de 60 alunos para cada uma das disciplinas. Cada curso será ofertado de forma independente, tendo um professor da área como responsável e monitores-assistentes que serão seus auxiliares no desenvolvimento do curso. Os cursos de Língua Portuguesa e Matemática terão 30 horas e o de Informática 20 horas.

A expectativa é que o Programa ajude a minimizar a evasão nos cursos de graduação e, ao mesmo tempo, reduza os índices de reprovação em determinadas áreas de conhecimento, oferecendo os conhecimentos básicos indispensáveis ao bom desenvolvimento do cada curso de graduação.

O ProInício está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da UEM e foi construído com apoio dos coordenadores de cursos e de diferentes setores da Universidade. As três primeiras turmas já estão praticamente fechadas e contemplam alunos dos cursos das áreas de Humanas, Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas e Exatas. Essas foram, segundo levantamento preliminar da Pró-Reitoria, as áreas que apresentaram maior índice de retenção de alunos.

A partir das próximas turmas, que se iniciam em agosto, todas as áreas serão contempladas pelo ProInício. Outras informações pelo site www.pen.uem.br ou fone 44 3261-4240.