Tools

Iniciou nesta quarta-feira (15/04) o 44º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento tem como tema central “A Extensão nas Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais”. O fórum acontece até sábado (18/04) no Hotel Iguassu Golf & Resort, em Foz do Iguaçu.

     Na manhã desta quinta-feira (16), a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Lygia Lumina Pupatto realiza conferência sobre a “Universidade Sem Fronteiras”, principal programa de extensão universitária que o governo do Estado realiza em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e municípios que apresentam bolsões de pobreza. O coordenador da mesa será o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Alcibíades Luiz Orlando, e terá como debatedores os reitores Odilon Luiz Poli (Universidade Comunitária Regional de Chapecó), Marilene Corrêa da Silva Freitas (Universidade do Estado do Amazonas) e Taisir Mahmudo Karim (Universidade do Estado de Mato Grosso).

Ainda na manhã de quinta-feira, a partir das 11 horas, acontece a conferência do reitor José Carlos Diogo Marques dos Santos, da Universidade do Porto (Portugal), que abordará o tema: “Possibilidades de cooperação entre a Universidade do Porto e as Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras”. No período da tarde, seguem os debates entre os reitores sobre o projeto “Unila” - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. O tema será apresentado pelo professor Paulino Motter, membro da comissão de implantação da Unila.

Na sexta-feira, a conferência abordará o tema “Projeto Rondon” e será proferida pelo General de Brigada Julio de Amo Junior, que é o coordenador geral do Projeto Rondon do Ministério da Defesa. A última conferência acontecerá na mesma tarde, a partir das 16 horas, com o tema “Financiamentos para a Extensão nas IES Estaduais e Municipais”, que será feita pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC), professor André Luiz Figueiredo Lázaro. A partir das 18 horas acontece reunião do conselho pleno da Abruem.

No sábado, a partir das 8 horas, está prevista uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu. Segundo destacou o presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes, o fórum deve atender os anseios de todos. “Este será um momento oportuno e necessário para a discussão de assuntos coletivos de interesse das universidades que fazem parte da Abruem, cuja programação foi elaborada para atender os anseios de todos”.

Na avaliação do reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor Alcibiades Luiz Orlando, o evento é uma iniciativa louvável. “Temos a satisfação de ser a universidade anfitriã deste evento. Será uma oportunidade de troca de experiências e de definições conjuntas de ações que possibilitarão avanços e conquistas para as universidades envolvidas”, concluiu.  

Fórum dos coordenadores de comunicação

Simultaneamente ao Fórum dos Reitores, acontece o II Fórum Nacional de Coordenadores de Comunicação das Universidades Estaduais e Municipais (Focco). Trata-se de um organismo vinculado à Abruem e que reúne 47 Instituições de Ensino Superior (IES). O Focco foi criado em 2008 e se destina a realizar ações de divulgação institucional do sistema Abruem.

Um tema que será abordado pelo grupo é a formação de redes como elementos facilitadores da divulgação da Ciência e da Tecnologia, proposto pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O Fórum também pretende construir e implantar um plano de comunicação integrada para uma universidade estadual, além formular estratégias para difusão de pautas de Ciência e Tecnologia aos veículos de comunicação. Os coordenadores de comunicação ainda realizarão um balanço dos primeiros seis meses de atuação do grupo.

Na sexta-feira (17/04), será realizada uma conferência com Jorge Duarte, ícone da Comunicação Institucional no Brasil e que atua na Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Na sequência, será a vez da conferência de Cláudio Magalhães, presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).
 

uem tv