Começa, hoje (23), e segue até sábado (25), o 1º Simpósio Internacional de Educação Sexual (SIES) promovido pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. O evento tem por objetivo refletir sobre a educação sexual no currículo escolar, bem como estudar as premissas do Projeto Brasil sem Homofobia, contextualizar a História da Sexualidade e reconhecer a importância da formação dos Educadores Sexuais.

Para dar início às atividades o professor Eladio Sebastian Heredero, da Universidad de Alcalá de Henartes, da Espanha, fala sobre o Panorama de la educación sexual en España, às 19 horas, no 1º andar da Biblioteca Central da UEM.

A professora e sexóloga, Eliane Maio Braga, coordenadora do evento, explica que a idéia de debater as manifestações sexuais que aparecem na escola surgiu a partir de uma necessidade latente. “Ainda hoje há uma grande dificuldade de se pensar e trabalhar a temática da sexualidade no seu cotidiano. Os educadores e a própria instituição de ensino, que têm por função social a transmissão de aprendizagem, ainda estão despreparados”, enfatiza.

Na programação do Simpósio destaque ainda para a palestra do professor Rogério Diniz Junqueira, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no dia 24 (sexta-feira), às 19 horas, sobre a Educação Básica e Diversidade Sexual: pesquisas, avaliações e indicadores sobre a homofobia como fatores de ações de promoção da inclusão e da qualidade da educação. No sábado, dia 25, o professor Paulo Rennes Marçal Ribeiro, da Unesp de Araraquara, fala sobre Sexualidade e educação sexual no Brasil: trajetória histórica da Colônia aos nossos dias.

Também haverá apresentações de Projetos de Iniciação Científica (PIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ligados a temas como: Diversidade Sexual, Sexualidade e Mídia; Educação Sexual; Gênero e Educação; Psicologia e Sexualidade.

Todas as palestras e apresentação de trabalhos serão realizadas nos período vespertino e noturno no 1º andar na Biblioteca Central da UEM. Outras informações no Departamento de Teoria e Prática da Educação, Bloco G-34, fone 3261-4887, ou e-mail sies@uem.br.