Vários especialistas brasileiros e estrangeiros estão apresentando os principais avanços nas pesquisas em plantas medicinais no VII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, que está sendo realizado em Maringá. Durante a solenidade de abertura ontem (4), o coordenador do evento, João Carlos Palazzo de Mello, destacou o crescimento exponencial do simpósio. A primeira edição, há 14 anos, na Universidade Federal do Amapá, teve 80 inscritos e 30 trabalhos; nesta, foram 500 inscritos e 284 trabalhos. Mello mencionou também a presença das principais autoridades brasileiras na área, como a do presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, Emídio Vasconcelos Leitão da Cunha, que coordena a mesa-redonda O Ensino de Farmacognosia no Brasil, na quinta-feira, às 13h30, e a da presidenta da Sociedade Brasileira de Química, Vanderlan da Silva Bolzani, que profere a palestra Plantas do Cerrado: aspectos químicos e biológicos, hoje (5), às 15h30.

O vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia, Dennis Armando Bertolini, ressaltou a necessidade da responsabilidade da correta aplicação do ensinamento em todas as áreas, lembrando o caso dos fitoterápicos de Mandaguari. Ele cobrou a aplicação de normas de segurança e higiene. O vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Amilson Álvares, destacou que a produção de fitoterápicos cresceu exponencialmente e merece a atenção do CFF e de todos os farmacêuticos. Hoje quase 80% da população utilizam esse tipo de medicamento.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilson Evelázio de Souza, centrou sua fala sobre a importância do primeiro palestrante, o professor Adolf Nahrstedt, da Universidade de Münster, Alemanha, que proferiu a palestra Pharmacokinetic Synergy of constituents in Herbal Medicinal Products. Citou que Nahrstedt é produção H-25 e tem artigo com mais de duas mil citações internacionais e outros com mais de 200 citações internacionais. Souza informou que a produção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEM vem crescendo e que o Programa provavelmente deve alcançar o conceito 5 na próxima avaliação da Capes. Lembrou que o simpósio pode auxiliar também na evolução do conceito.

Promovido pelo Laboratório de Farmacognosia e Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PCF) da Universidade Estadual de Maringá, o evento está sendo realizado no Cesumar até quinta-feira (7). Informações pelo telefone (44) 3261-4835 ou site www.pcf.uem.br/fgonosia2009.