A Oficina do núcleo Maringá Projeto Quapá IV vai analisar o sistema de espaços livres de Maringá amanhã e quarta-feira (12 e 13), na UEM.  Para isso, os professores Rogério Akamine, Daniela Valente, Fany Galender e Maria Helena Preto, da USP, integrantes do Projeto Quadro de Paisagismo no Brasil, estão sobrevoando a cidade hoje, fotografando os espaços verdes livres, como praças, parques, fundo de vale. As fotografias servirão para os estudos e debates durante o evento.

Amanhã, no auditório do bloco 32, as atividades começam às 8h30 e as palestras enfocarão os temas: Sistema de Espaços Livres no Brasil; Formação da Rede de Cidades do Norte do Paraná e o Projeto de Maringá; Caracterização da Paisagem da Cidade de Maringá; Ações da Secretaria do Meio Ambiente e sua Contribuição para a Manutenção dos Espaços Livres da Cidade de Maringá; Maringá: a arborização urbana como patrimônio da cidade; Considerações sobre a Ação do Mercado Imobiliário e os Vetores de Crescimento Urbano; O Plano Diretor de Maringá e o Sistema de Espaços Livres – considerações sobre planejamento e controle; e a Defesa do Patrimônio Ambiental pelas Ações Judiciais.

Na quarta-feira, às 8h30, no Laboratório de Informática e Meios, bloco 32, será feita a síntese dos trabalhos do dia anterior e a exposição da sistemática dos trabalhos e constituição dos grupos de trabalho. Logo após e também à tarde, será ministrada a oficina sobre o Sistema de Espaços Livres de Maringá. Também serão apresentados os trabalhos da temática dos grupos, com debates.

Além disso, está previsto o lançamento do livro Maringá: cidade jardim, cidade sustentável, da professora Karin Schwabe Meneguetti, da UEM, amanhã, às 14 horas.

O evento é voltado para pesquisadores e alunos de iniciação científica e de pós-graduação. As inscrições já foram encerradas. Ele conta com convidados das secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente de Maringá, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá e Promotoria do Meio Ambiente. A organização é do Projeto Quapá e SEL Maringá. Outras informações pelos fones 3261-4429 e 3261-3859.