O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e os secretários de Estado do Planejamento e Coordenação Geral e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, respectivamente Ênio Verri e Lygia Pupatto, estarão em Maringá nesta sexta-feira, dia 22, para o lançamento do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx). A solenidade será às 18h30, na sede do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest).  O Projeto é o resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Agência Brasileira de Exportação (Apex Brasil), tendo a Fundação Araucária e a Universidade Estadual de Maringá como executoras. 

Através do núcleo local do PEIEx serão cadastradas 224 empresas do setor de confecção instaladas em Maringá e nos municípios da área de abrangência da Amusep (Associação do Municípios do Setentrião Paranaense). “O nosso objetivo é incrementar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora entre elas, ampliar o acesso a produtos e serviços, bem como promover a modernização dos processos industriais.

Para este fim, daremos apoio técnico e logístico”, explica o coordenador do Projeto, professor Jaime Graciano Trintin, do Departamento de Economia da UEM. Ele conta que foi estabelecida uma parceria com o Sindivest que cedeu espaço para criação do núcleo local. O trabalho técnico será realizado por graduados em Administração, Economia e Engenharia de Produção. No total são oito profissionais altamente capacitados, que serão responsáveis pelo acompanhamento e assessoria às empresas. “Não é um trabalho de consultoria”, adverte o coordenador do PEIEx. “Os profissionais não irão apenas diagnosticar e apresentar os problemas, mas acompanharão a implementação das mudanças no dia-a-dia da empresa”.

 Todo o processo será feito a custo zero para o empresário, cuja contrapartida é a dedicação de tempo ao projeto. “Caberá ao empresário e aos seus colaboradores a execução das novas medidas vindas a partir das orientações do pessoal técnico”, diz o professor. “Quanto mais tempo o empresário dedicar, mais ele vai aprender”, completa.

O que se pretende, primeiramente, é ajudar a empresa a se organizar melhor, diminuindo custos, modernizando processos e aumentando sua competitividade no mercado. Exportar ou não será uma consequência natural do processo. “No universo de 224 empresas, algumas irão revelar maior ou menor potencial exportador. A partir daí será feito um trabalho mais direcionado, já em uma nova etapa do projeto, que inicialmente terá um ano de duração. Trintin também sinaliza que, em uma etapa futura, outros setores produtivos poderão ser incorporados ao projeto.

Para implementação do PEIEx, estão sendo investidos inicialmente R$ 400 mil para pagamento de pessoal, compra de equipamentos de informática e outras necessidades para o funcionamento do escritório, na sede do Sindivest.

Além do núcleo local do PEIEx, outros estão sendo criados. Um deles em Londrina, que abrange as áreas de confecção e alimentos, e outro em Curitiba, que reúne empresas do setor de metal mecânica.  

 

Serviço:

Lançamento do Núcleo Operacional de Maringá do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx)

Local: Sindivest – Avenida Rebouças nº 140

Horário: 18h30

 Data: 22 de maio

 Fone: 44 3263-4616

 e-mail: peiex-maringa@fundacaoaraucaria.org.br

 

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv