Tools

A Universidade Estadual de Maringá recebeu, na última quarta-feira, 20 de maio, doação de 46 publicações, entre livros e vídeos. As obras foram produzidas pela Fundação Alexandre de Gusmão, vinculada ao Itamaraty, como é conhecido o Ministério das Relações Exteriores (Erepar). E tratam de temas referentes à política, diplomacia, direito internacional e comércio internacional, que envolvem outras áreas, como história, geografia, sociologia, política.

O objetivo da doação, explica a assessora do Escritório de Cooperação Internacional, Elza Kimura Grimshaw, é beneficiar e prestigiar as instituições universitárias públicas do interior do Paraná, bem como divulgar as publicações produzidas pelo Itamaraty.

Antes de serem disponibilizados na Biblioteca Central (BCE), os livros serão expostos para visualização dos alunos e professores da UEM. Para a abertura da exposição está sendo esperada a presença ministro das Relações Exteriores, Sérgio Couri. A previsão é que a exposição ocorra ainda no mês de junho. 

Os livros serão direcionados aos cursos de Direito e Administração, por possuírem matérias ligadas a comércio e direito exterior, além daqueles professores e acadêmicos interessados sobre assunto.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também foi beneficiada com a doação de 45 publicações. A próxima instituição a receber a doação será a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por possuir o curso de Direito, dentre outros que podem aproveitar tais publicações.

A solenidade de entrega das obras ocorreu na terça-feira (19), na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). E estiveram presentes a secretaria de Estado Lygia Pupato, o ministro Sérgio Couri, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores, e os reitores, Décio Sperandio, da UEM, e Alcebíades Luiz Orlando, da Unioeste.

Foto: Joka Madruga/ SETI