O Grupo de Estudos e Pesquisa de Políticas Públicas e Gestão da Educação na América Latina e Caribe (Pgealc) e a Rede de Estudos do Trabalho (RET) uniram-se aos departamentos de Fundamentos da Educação e de Teoria e Prática da Educação para promover o Evento de Extensão Trabalho e Cinema. A proposta é propiciar o intercâmcio científico-acadêmico e o debate sobre as transformações e as condições de precariedade do trabalho no capitalismo global. A iniciativa também conta com a atuação dos integrantges do Projeto de Ensino Políticas públicas e gestão no Brasil: educação no e do campo e o apoio do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH) e da Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

O programa do evento inclui duas atividades. A primeira é a oficina Educação através das imagens: trabalho e infância no Brasi, que será desenvolvida pelo professor José Roberto Novaes, no dia 25 deste mês, às 19 horas, no Auditório do Nupélia, bloco G-90. Novaes é professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas em economia agrícola e relações de trabalho no campo. Coordena o projeto Educação através das Imagens, que tem como desafio transformar a pesquisa acadêmica em linguagem visual para ser utilizada como instrumento de reflexão nas escolas, nas universidades e nos movimentos sociais.

A segunda atividade é a palestra A condição de proletariedade: a precariedade do trabalho no capitalismo global, que será proferida pelo professor Giovanni Alves, no dia 26, às 13h30, no Auditório Ney Marques. Alves é docente do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização (GPEG) e da Rede de Estudos do Trabalho (RET). É coordenador do Projeto de Extensão Tela Critica, voltado para a produção de material pedagógico para análise crítica de filmes do cinema mundial. Depois da palestra, o professor lança o livro A condição de proletariedade.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24, pelo site www.dfe.uem.br. A taxa é de R$ 5,00 (acadêmicos) e de R$ 10,00 (para não-acadêmicos).