O Projeto de Pesquisa sobre as Políticas Públicas de Educação, Esporte e Lazer nas 21 Comunidades Indígenas do Paraná vai receber recursos oriundos de três ministérios: Esporte, Educação, Ciência e Tecnologia. Serão R$ 117 mil, dos quais boa parte será destinada a subsidiar o trabalho de bolsistas de graduação e pós-graduação.

Com esses recursos, o projeto do Departamento de Educação Física (DEF) pretende analisar a realidade das aldeias, considerando a relação das políticas públicas em sua totalidade e, também, as manifestações culturais dos povos Guarani, Kaigang, Xonkleng e Xetá, especialmente suas práticas corporais originais. A pesquisa será coordenada pelo professor Giuliano Pimentel, do DEF, com a participação de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade, também do DEF, e do Laboratório de Arqueologia e Etnologia Etno-História (TULHA).

A equipe abriu o projeto à participação de acadêmicos envolvidos na questão indígena, dos diferentes cursos e independente da origem étnica. Os alunos de graduação e pós-graduação interessados em atuar no trabalho devem enviar mensagem para ggapimentel@uem.br, solicitando a inscrição num curso de extensão que será organizado com objetivo de capacitar e selecionar bolsistas e voluntários.

Outras informações também podem ser obtidas na secretaria do DEF, pelo telefone (44) 3261-4315.