O Programa Universidaids, da UEM, realizou, nesta terça-feira (9), no câmpus universitário, várias atividades de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e Aids, antecipando a comemoração do Dia dos Namorados. A iniciativa faz parte das atividades da Campanha UEM na Luta Contra a Aids.

O Universidaids (Programa Multidisciplinar de Estudos em Prevenção e Assistência das Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids), é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde  da UEM. Seu objetivo é oportunizar o suporte científico, acadêmico e  técnico aos trabalhos desenvolvidos para a prevenção e assistência na área de doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids. A equipe está preocupada com o fato de que a taxa de novas infecções pelo HIV continua a crescer anualmente, a despeito das melhorias consideráveis que já foram alcançadas em relação à mortalidade, como resultado do tratamento anti-retroviral disponível. Mas é preciso estar atento ao fato de que, no estágio atual da epidemia, há mais infecções pelo HIIV a cada ano do que mortes provocadas pela aids.

As atividades desenvolvidas nesta terça-feira tem a ajuda de acadêmicos da UEM e são realizadas em parceria com a Coordenação Municipal DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá.

Além da distribuição de folderes, foi feita a orientação e realização de testes rápidos para o diagnóstico do HIV, no Centro e Testagem e Aconselhamento, CTA Itinerante. A programação tem apoio do Ambulatório Médico e de Enfermagem do HUM e do Lepac – Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas.