A Universidade Estadual de Maringá recebe, nesta sexta-feira (19), os deputados federais do Paraná para sensibilizá-los a destinar, no Orçamento da União em 2010, uma emenda de bancada que permita concluir as obras do Hospital Universitário, conforme prevê o Plano Diretor do HU. Também participará do encontro o senador Osmar Dias (PDT).

Numa cerimônia que será realizada no câmpus universitário, a partir das 9 horas, reunindo também os deputados estaduais e os prefeitos da região, o reitor Décio Sperandio e o superintendente do HU, José Carlos Amador, mostrarão aos parlamentares a situação do hospital.

Com quase 10 mil metros quadrados de área construída e 123 leitos em atividade, o HU terá, ao término das obras, cerca de 27 mil metros quadrados e 300 leitos em funcionamento. Isso permitirá ao HU, que atende a uma região com mais de um milhão de habitantes, ampliar a assistência gratuita e manter a excelência dos serviços prestados.

Durante a cerimônia, no anfiteatro professor Keshiyu Nakatani/ Nupélia (Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura), os deputados e demais convidados assistirão ao vídeo institucional do HU e, também por meio de material impresso, terão informações mais detalhadas sobe o hospital, incluindo número de atendimentos realizados  “Queremos que os deputados defendam a emenda e que esse dinheiro venha pra cá”, diz o superintendente do HU.

A idéia de que fosse tentada a emenda de bancada surgiu no início do ano, quando, a convite da Reitoria e da direção do HU, o deputado federal Ricardo Barros visitou o hospital. Vice-líder do governo na Câmara Federal e presidente estadual do PP, Barros propôs liderar o trabalho político com o objetivo de sensibilizar os deputados paranaenses a formular a emenda em prol do hospital da UEM.