No dia 18 de junho comemora-se o dia do Químico. Nesse dia, mais do que comemorar, o profissional da área deve refletir sobre suas responsabilidades para com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, humana e com qualidade de vida. Deve refletir que a busca por estes objetivos passam pela pesquisa e pela transformação de matérias-primas em produtos para o bem estar da sociedade, mas que não pode e não deve em momento algum gerar problemas para as gerações futuras.

Neste caso, o moderno profissional da Química é um dos principais atores do cenário global para a busca incessante por melhores condições de vida. Ele pode utilizar os conhecimentos adquiridos para solucionar problemas relacionados à indústria, à agricultura, à ecologia, à educação e à saúde. As atividades do Químico consistem justamente em realizar investigações, experiências e análises relacionadas à composição, às propriedades e às transformações das substâncias. E deve fazer isso tentando cada vez mais utilizar reagentes menos tóxicos e obter produtos em processos cada vez mais limpos e que geram menos subprodutos poluentes e que degradam a natureza.

As principais áreas de atuação do Químico são: o ensino médio e superior nas disciplinas de Ciências Químicas; a responsabilidade técnica por empresas do setor químico; o planejamento, a implantação e a administração de laboratórios e o controle de qualidade de matérias-primas e produtos acabados. Para aqueles que ingressam em programas de pós-graduação, a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e processos e o exercício da docência no ensino superior são as opções mais freqüentes.

O moderno profissional da Química é um dos principais atores do cenário global para a busca incessante por melhores condições de vida

Entre as atividades do Químico estão incluídas a aplicação de leis e métodos específicos no desenvolvimento de novas técnicas e processos, visando preparar ou isolar novos produtos, encontrar outras aplicações para os já existentes e proteção do meio ambiente. Desse modo, esse profissional desempenha, atualmente, um papel dos mais relevantes no progresso industrial, econômico e social do País. As habilidades exigidas pelo mercado podem variar em função da área de atuação. Na indústria, por exemplo, é importante ter boa formação básica, dominar uma ou duas línguas estrangeiras – o inglês é imprescindível – e fazer estágios em empresas do setor durante a graduação. Para o ensino de nível médio buscam-se o Químico que tenha boa formação pedagógica, cursos de especialização e estágios na área de ensino. Para o ensino superior, além do mestrado e/ou do doutorado, a produção acadêmica-científica é bastante valorizada. Para isso, existem várias universidades no Brasil com cursos de Química com pesquisas em Química de nível internacional. Na UEM, os cursos nessa área estão entre os melhores do País, tanto na graduação quanto na pós-graduação, sendo este nível de excelência atestado por diversos órgãos governamentais e privados.

A UEM oferece atualmente dois cursos de graduação em Química, um visando a formação de bacharéis, em período integral, e com integralização em no mínimo 4 anos, e outro visando a formação de professores licenciados, em período noturno, com integralização em no mínimo 5 anos. Cada um desses cursos oferece anualmente 44 vagas, com ingresso através dos dois vestibulares anuais que a Universidade oferece.

A pós-graduação em Química oferta cerca de 20 vagas anuais para ingresso no mestrado, por meio de teste seletivo, e cerca de 10 vagas anuais para ingresso no doutorado, por meio de análise de curriculum vitae, sendo que em ambos os níveis (mestrado e doutorado) há a possibilidade do aluno obter bolsas de estudo. Para quem deseja fazer pós-graduação no exterior, existe uma boa demanda por profissionais da Química para o desenvolvimento de pesquisas em universidades conceituadas em todo mundo, e são inúmeros os exemplos de químicos brasileiros fazendo pós-graduação ou mesmo já atuando em laboratórios de pesquisa em países como Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, entre outros.

O leque de opções permite ao profissional da Química ocupar cargos de relevância em indústrias químicas, farmacêuticas, de alimentos, cosméticos e têxteis, em instituições de ensino de nível superior e médio (neste caso específico existe uma forte demanda por professores), em órgãos de controle e fiscalização, no comércio, na agricultura e nas ciências forenses. Todos estes fatores fazem do Químico um profissional que tende a se valorizar cada vez mais, sendo sua ação primordial em qualquer sociedade desenvolvida.

*Eduardo Radovanovic
Professor e chefe adjunto do Departamento de Química