Três empresas iniciam, nos próximos dias, a primeira etapa das obras de sete blocos didáticos e administrativos que serão construídos no câmpus da Universidade Estadual de Maringá, com recursos do governo estadual. A ordem de serviço para o início da construção dos blocos foi assinada, nesta quinta-feira, na sala dos Conselhos Superiores (prédio da Reitoria), entre a UEM e os representantes das construtoras que executarão as obras.

A primeira etapa consiste na implementação da estrutura de concreto armado e deverão, pelo contrato, serem concluídas até o dia 17 de fevereiro de 2010.

Serão construídos os blocos B-12 (Centro de Ciências Sociais Aplicadas), C-90 (Centro de Tecnologia), D-89 (Centro de Tecnologia), F-90 (Centro de Ciências Exatas), I-24 (Centro de Ciências Biológicas), o I-46 (Centro de Ciências Biológicas), e o S-35 (Centro de Ciências da Saúde).

As construções totalização cerca de 27 mil metros quadrados. Os blocos terão três pavimentos e abrigarão setores didáticos (salas de aula e laboratórios) e setores administrativos (secretarias e salas para o Programa de Educação Tutorial/PET).

Os R$ 8,5 milhões para a construção dos blocos são oriundos do Programa Universidade em Movimento, da Secretaria de Ensino da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Na solenidade de assinatura da ordem de serviço, o reitor Décio Sperandio disse que o evento tinha a finalidade de “valorizar a conquista”. Ele enalteceu o fato de a UEM ter obtido 24% dos R$ 82 milhões distribuídos para as instituições de ensino superior públicas, no final de 2008, pela Seti.

Sperandio ressaltou que a UEM recebeu a maior parte do dinheiro justamente por ter apresentado os projetos para a construção dos sete blocos. Neste contexto, o reitor elogiou o papel do Conselho de Administração (CAD), que adotou, conforme Sperandio, uma “metodologia inteligente” ao decidir que as obras seriam feitas por etapas, de maneira a contemplar todos os blocos.

Falando em nome das construtoras, o engenheiro João de Miranda disse que as empresas farão o possível para entregar as obras no prazo acordado.

A solenidade reuniu, entre outras autoridades, diretores de centro (membros do CAD), chefes de departamentos, pró-reitores, diretores e assessores da administração da UEM.