A Universidade Estadual de Maringá teve seu primeiro curso Mestrado Profissional aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes). O curso aprovado é o stricto sensu em Políticas Públicas, que está sob a coordenação da professora Ana Lúcia Rodrigues.

Ela esclarece que a diferença básica em relação ao mestrado acadêmico é que o mestrado profissional enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho profissional com um alto nível de qualificação. “Ao final do curso, o aluno recebe o título de mestre e todas as prerrogativas necessárias inclusive para o exercício da docência, embora não seja esse o foco principal do mestrado profissional”, explica a coordenadora. Como requisito de aprovação, não será exigida a defesa de monografia. “O acadêmico terá de apresentar um trabalho voltado para a atividade profissional que ele exerce”

Vale dizer que a oferta do curso está condicionada à aprovação pela Capes, órgão é responsável também pela avaliação desses cursos. “Essa é uma grande vantagem, pois o mestrado profissional tem uma espécie de selo de qualidade que os cursos lato sensu (especialização e MBAs), não têm. E esse selo de qualidade garante o alto nível de conteúdo do curso”, complementa.

Ana Lúcia Rodrigues explica que o curso irá atender uma demanda da Escola de Governo que será o financiador. Serão abertas 30 vagas exclusivas para servidores públicos do quadro do Estado.Os aprovados não terão de arcar com nenhum custo

A definição do calendário do curso, inclusive com abertura do prazo de inscrição, depende da assinatura do convênio com o Governo do Estado. “A partir da assinatura do convênio, vamos reunir o colegiado do curso para definição do calendário e critérios de seleção”, disse a coordenadora.

Em princípio o convênio será específico para uma turma. A abertura de novas turmas dependerá da demanda da Escola de Governo, no entanto, a coordenadora não descarta a possibilidade de, no futuro, oferecer o curso para pessoas que não pertençam ao quadro do Estado, ou mesmo usar a experiência desse mestrado profissional para implantar um acadêmico.