A 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia começou ontem à noite (14). O evento debate, até sexta-feira (17), os avanços e as inovações na área. Durante a solenidade de abertura, no Clube Olímpico de Maringá, o presidente da SBZ, Clóves Cabreira Jobim, fez um balanço do agronegócio no Brasil, destacando o crescimento que deve acontecer até 2010, principalmente nas áreas de carne bovina, leite e plantação de soja e milho. Diz que o Brasil deve se manter em primeiro lugar na exportação de produtos derivados do agronegócio. Jobim, que também é professor da UEM, destacou os quase dois mil trabalhos inscritos e deu as boas-vindas aos presentes em português, inglês, espanhol e francês.

Ulysses Cecato, chefe do Departamento de Zootecnia da UEM, falou sobre as realizações do setor na região, sobre o crescimento da pós-graduação em Zootecnia da UEM que tem o conceito 6 da Capes e sobre o empenho dos professores da área. Além disso, lembrou que o evento estava com cerca de dois mil inscritos. Maria Auxiliadora da Silveira, do CNPq, destacou a importância de a reunião da SBZ ser realizada em Maringá, pólo de educação superior e pólo de agronegócio, região que conta com as duas maiores cooperativas da América Latina.

O reitor Décio Sperandio lembrou que a primeira vez que o evento veio a Maringá foi em 1994, quando era também era reitor. Disse que sediar, pela segunda vez, o evento durante sua gestão é motivo de orgulho e felicidade. Aproveitou a ocasião para convidar para o evento voltar a ocorrer na cidade, já no novo centro de eventos da UEM, que será construído. Citando que, em 2010, a UEM completa 40 anos de existência, ressaltou que o ideal da Instituição, assim como do DZO e PPZ, é o de buscar sempre a excelência.

A reunião da SBZ conta com participantes e/ou palestrantes do Brasil e também de vários países, como Austrália, Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, México, Portugal e Uruguai. As atividades estão sendo realizadas no Centro de Eventos Araucária. O evento é promovido pela SBZ e pela UEM/Departamento de Zootecnia. Na programação, simpósios, apresentações orais e de pôsteres, lançamento de livros, reuniões de conselheiros da SBZ, do Conselho Consultivo e de diretores estaduais, além da assembleia geral que elegerá a próxima diretoria da SBZ.

Informações adicionais pelo fone 3261-8977, site www.reuniaosbz.com.br ou e-mail sbz2009@uem.br.