img.brothersoft.comA Universidade Estadual de Maringá promove a VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e a I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, com o tema central O Conhecimento do Homem e da Natureza nos Clássicos, em setembro. Estão previstos minicursos, conferências, palestras e comunicações e pôster, tendo como eixos temáticos a arte e a literatura na Antiguidade e na Idade Média; a economia e a política na Antiguidade e na Idade Média; a educação na Antiguidade e na Idade Média; a filologia e a lingüística na Antiguidade e na Idade Média; a filosofia na Antiguidade e na Idade Média; a história na Antiguidade e na Idade Média; a imagem, o ensino e a Idade Média; os olhares contemporâneos sobre a Antiguidade e a Idade Média; e os saberes e a religião na Antiguidade e na Idade Média.

Embora as atividades comecem às 8 horas do dia 16 de setembro, a solenidade oficial de abertura será às 20 horas, com o conferencista Raphael Woolf, da Inglaterra. Ele falará sobre o amor e o conhecimento em Platão. Os eventos recebem ainda outros palestrantes estrangeiros. Gerald Cresta, da Argentina, abordará o tema Buenaventura: o transcendental bem e a iluminação moral individual. Peter Johann Mainka, da Alemanha, explorará o tema Os Fundamentos da Identidade Européia na Idade Média e nos Tempos Modernos. O local de realização ainda não está definido.

Os eventos são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Fundamentos da Educação, Departamento de Teoria e Prática da Educação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Ensino e pelo Grupo Transformação Social e Educação nas Épocas Antiga e Medieval da UEM. Os interessados em apresentar trabalhos devem se inscrever de 3 a 31 de agosto e os demais de 3 de agosto a 12 de setembro. Outras informações no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, bloco I-12, sala 11, fones (44) 3261-4853 e 3041-5076, site www.ppe.uem.br/viiijeam/ ou e-mail viiijeam@gmail.com.