Termina segunda-feira, dia 3 de agosto, o prazo de inscrição de resumos expandidos para apresentação no I Encontro Paranaense de Moda, Design e Negócios. O evento é fruto da parceria de instituições de ensino superior, entre elas, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o setor público e entidades dos setores envolvidos, e será realizado em no dia 19 de agosto. A expectativa é reunir 600 pessoas, no Centro de Eventos Araucária.

As atividades da programação têm como foco divulgar práticas de inovação contínua e tecnologias para o setor do vestuário, desenvolvidas na universidade, nas áreas de Administração, Design, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil e Moda. A programação do Encontro conta com palestras e mesas-redondas. As atividades serão abertas com a recepção dos participantes pelas entidades promotoras, às 8h30 da manhã. Em seguida, a professora Maria de Fátima Mattos (UNIRP) ministra a palestra de abertura. Ainda pela manhã, Sabrina Giselle Levinton (SENAI), fala sobre a Prospecção de Moda.

No início da tarde, haverá três palestras paralelas: A Viabilização de Pesquisas, com o professor Aguinaldo dos Santos (UFPR); Sustentabilidade Ambiental como Estratégia de Negócios para PMEs, com o professor Manoel Francisco Carreira (UEM); e Padronização de Medidas: Norma ABNT (NBR 13.377), com o professor Adilson Jenck (SENAI).

Depois do coffee-break, começam as mesas redondas, com diferentes temas, também simultaneamente: Estágio não é emprego e sim uma troca de experiências, com o professor Ronaldo Vasques (UEM), como moderador; Gestão da Moda - Preparação de Negócios, com as moderadoras Márcia Ruiz e Dieine Cescon, professoras da UNIPAR; e Design de Moda, que terá como moderadora a professora Dorotéia Pires (UEL).

Programação científica – Os trabalhos desenvolvidos por acadêmicos (graduação e pós-graduação) de instituições de ensino superior do estado do Paraná, que tratem do setor do vestuário, têxtil ou moda serão apresentados em forma de pôsteres. O formato de submissão dos trabalhos é o resumo expandido, que deve ser encaminhado por meio do site do evento: www.dep.uem.br/enpmoda. Os resumos selecionados pelo Comitê Científico passarão a compor os anais do Encontro (CD).

Os interessados em participar do evento sem apresentação de trabalhos podem se inscrever até 15 de agosto, também pelo site do evento. Outras informações no Sindivest Maringá (44) 3026-3379 e no Departamento de Engenharia de Produção da UEM (44) 3261– 4199.