Tools

O arquiteto, professor e pesquisador da UEM, Renato Leão Rego, lançou, nesta quarta-feira (29), o livro ‘As cidades plantadas. Os britânicos e a construção da paisagem do norte do Paraná’. Durante a solenidade, o autor relatou os aspectos pitorescos da história da influência britânica na região, respondeu às questões levantadas e também projetou imagens que ilustram esse período.

Cada um dos cerca de 50 pessoas presentes recebeu um exemplar do livro. Entre elas, estavam o secretário municipal do Meio Ambiente, Diniz Afonso, o chefe e o vice-chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEM, Francisco Peralta e Paulo Romani, professores e alunos de Arquitetura, além de pessoas da comunidade externa.

A obra trata da colonização do norte do Paraná e das transformações provocadas nesta região pelos investimentos da empresa britânica Parana Plantations Limited, matriz da Companhia de Terras Norte do Paraná e da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná. Segundo Rego, desde Londres, esta empresa planejou e comandou o desenvolvimento, a ocupação e a urbanização das suas terras no norte paranaense entre os anos 1924 e 1944. Declara que ideias britânicas de planejamento urbano e regional influenciaram todo o esquema de colonização do norte do Paraná.

O livro apresenta dados novos e documentos inéditos sobre a presença britânica no norte do Paraná, obtidos nos arquivos, museus e bibliotecas pesquisados. Cartas, atas de reuniões, artigos de jornal, documentos oficiais, registros de viagem, mapas e fotografias foram analisados para narrar este empreendimento fundiário desde o ponto de vista britânico, a partir das suas iniciativas imperialistas.

O livro, publicado pela Editora Humanidades, de Londrina, apresenta dados da formação urbana e regional do norte do Paraná com riqueza de detalhes e farta documentação. Esta publicação é resultado da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Maringá e está sendo distribuída gratuitamente às escolas, bibliotecas, museus, arquivos e instituições públicas de Maringá e região.

uem tv